quarta-feira, 9 de junho de 2010

Qualificação

Em Encruzilhada do Sul a qualificação profissional é uma necessidade imediata, assim como o mapeamento das profissões e cursos profissionalizantes. O município precisa identificar junto a sociedade a sua vocação.

Com a extinção da Secretaria do Trabalho e Emprego o Estado deixou de possuir informações como a quantidade de postos de trabalho disponíveis por município.

A região também sente o descaso e a falta de comprometimento do Sistema S que não disponibiliza cursos gratuitos para os trabalhadores e tão pouco garante conhecimento pratico, assim inviabiliza qualquer qualificação da mão de obra. É uma obrigação do Sistema S servir os trabalhadores.

Outro exemplo da falta de qualificação no Estado são as obras do PAC – o RS está importando mão de obra de outras regiões para trabalhar, enquanto aqui tem muitos trabalhadores em busca de emprego, basta qualificar.

"Temos muitos diplomas. Agora precisamos voltar a investir em escolas técnicas e profissionalizantes, com cursos práticos, efetivos, rápidos e com vinculo de empregabilidade".

O sindicalista Clàudio Janta esteve em Encruzilhada do Sul na terça-feira, dia 8 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário