quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Evento Mostra "O Olhar do trabalhador sobre o Bioma Pampa" é inaugurada com fotógrafos expositores


A exposição fotográfica "O Olhar do trabalhador sobre o Bioma Pampa" foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (24) pelos fotógrafos expositores Renato Ilha, Daiana Rodrigues, Cíntia Rodrigues, Clauss Essen e o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

Participaram do coquetel de abertura diretores, filiados e trabalhadores que acompanham as discussões e atividades envolvendo o Bioma Pampa no Fórum Democrático de debates da Assembleia Legislativa gaúcha.

A atividade é organizada pela ONG Força Verde e a Força Sindical-RS com o intuito de, além de mostrar as belezas do meio ambiente, desmistificar a atuação do ser humano no Bioma Pampa. A Força Sindical-RS busca esclarecer os potenciais do espaço e a sua utilização no desenvolvimento sustentável do trabalho e da renda do trabalhador.

"As fotografias retratam que a preservação é necessária para o desenvolvimento. Por isso realizamos vários debates sobre o Bioma Pampa, a Faixa de Fronteira, incluindo os processos problemáticos de arenização e desertificação na Metade Sul", afirmou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

Conforme Clauss Essen, as fotografias destacam a realidade do Bioma e o desenvolvimento na região da geração de emprego e renda. "Demonstra que se o ser humano não estiver presente o ambiente perde um pouco da sua função. A exposição mostra a integração do ser humano com o Bioma Pampa", complementou o fotógrafo

Um dos organizadores da mostra e interlocutor da Força Sindical-RS nos debates do Fórum Democrático na Assembleia Legislativa frente à Força Verde, Lélio Falcão diz que a exposição tem um caráter provocativo, fora do comum, quando trata do meio ambiente.

"Entendemos que é importante preservar o meio ambiente, mas temos que nos preocupar com o trabalhador também, que não pode ficar alijado do espaço que é de produção", argumentou Lélio.

Os fotógrafos expositores estavam muito satisfeitos em participar do evento. Trabalhando na cobertura das conferências internacionais sobre o Bioma Pampa, esses profissionais tiveram a oportunidade de conhecer e retratar de perto o ecossistema.

Daiana Rodrigues, que atuou na montagem da mostra, destacou a beleza natural. "Foi muito legal montar a exposição, mostrando para a população a beleza de nosso Pampa e suas riquezas. Essa mostra segue ainda para outros locais", disse, mencionando que Livramento e Uruguaiana, cidades onde se encontram paisagens retratadas, receberão as fotografias.

A preocupação em integrar homem e natureza chamou a atenção do fotógrafo Renato Ilha, ao afirmar que o objetivo é dimensionar a relação positiva entre desenvolvimento do trabalho e preservação da natureza. "Não defendemos a devastação, mas sim o trabalho e a produção de maneira equilibrada, essa é a ideia da conferência", explicou.

O cotidiano do espaço fotografado foi destacado por Cíntia Rodrigues, que também clicou algumas imagens. "Descobrimos belezas em momentos casuais e do dia a dia do Bioma Pampa", completou.

A exposição segue até o dia 28 de janeiro, sexta-feira, com visitação gratuita na Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário