sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Força Sindical-RS realiza a exposição “O olhar do trabalhador sobre o Bioma Pampa”


A Força Sindical-RS, como integrante do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional – FDDR, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - ALRS, realiza a exposição “O olhar do trabalhador sobre o Bioma Pampa” entre 24 e 28 de janeiro na entrada da Assembleia Legislativa gaúcha (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro/Poa) e você é nosso convidado. O coquetel de abertura acontece dia 24, segunda-feira, às 11h. Serão expostas para visitação 24 fotografias das paisagens geográficas do espaço natural na Galeria dos Municípios da Assembleia. As imagem foram clicadas pelos fotógrafos Renato Ilha, Daiana Rodrigues, Claus Essen e Valery Pugathc. O evento é gratuito e aberto ao público.

No dia 25, terça-feira, ocorre a entrega das medalhas da 52ª Legislatura pelo Deputado Estadual Giovani Cherini, Presidente da ALRS, às entidades que desempenharam um papel significativo nas discussões sobre o Bioma Pampa no Fórum Democrático (FDDR). Esse espaço institucional conta com a participação da sociedade nos debates sobre o desenvolvimento regional do Estado.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, está com expectativas muito positivas em relação às discussões sobre o Bioma Pampa das quais a central participa anualmente. “Estamos com várias atividades há mais de cinco anos debatendo o Bioma e resolvemos organizar essa exposição. São imagens das visitas de campo, de conferências, das comissões da Assembleia. A exposição divulga o que é o próprio Bioma”, explica Janta.

O equilíbrio entre espaço preservado e desenvolvimento econômico é uma das preocupações da entidade. Conforme Janta, em vista do Bioma ser uma região de preservação permanente, é necessário buscar formas de cuidado da natureza sem engessar o desenvolvimento do trabalho no espaço. “O meio ambiente é imprescindível para a humanidade, só que vivemos entre o social e o ambiental e não podemos permitir que as regiões não se desenvolvam por entraves burocráticos pondera o presidente.

“As fotos retratam também nosso interesse pelo trabalho no Pampa”, avalia Lélio Luzardi Falcão, Diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS e Coordenador dos Trabalhos do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (GEAD) sobre Ações Ambientais do FDDR. Ele aponta que a participação da Força Sindical-RS nos debates do fórum “busca defender os interesses dos trabalhadores em um ambiente saudável”.

O Bioma Pampa se refere a uma área de 700 mil quilômetros quadrados que estão distribuídos entre a Argentina, o Uruguai e o Brasil. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a ter áreas do Bioma Pampa, numa extensão de 178 mil quilômetros quadrados. O espaço abriga o local de trabalho e origina as condições econômicas de sobrevivência de milhares de trabalhadores.

Muitas das fotografias da exposição foram clicadas por ocasião da organização da Conferência Internacional do Bioma Pampa, evento anual organizado pela Força Sindical-RS, com apoio da Associação Força Verde, em Santana do Livramento. A conferência aborda as formas de trabalho e as diversidades ambientais marcantes na área, representadas por planícies, planaltos, depressões, encostas e litoral.

Participe!

Serviço:

O que: Exposição “O olhar do trabalhador sobre o Bioma Pampa”

Quando: Entre 24 e 28 de janeiro de 2011 – Segunda-feira a Sexta-feira

Onde: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro/Poa)

Informações: Força Sindical-RS (Fone: 3254-5540. Email: imprensa@fsindical-rs.org.br)

Valor: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário