quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Plenária Plenária com centrais sindicais discute o mínimo regional amanhã


A Força Sindical-RS realiza plenária com centrais sindicais amanhã, dia 19, para discutir o piso regional. O vice-governador, Beto Grill (PSB), deve comparecer ao encontro a fim de fazer uma explanação sobre os planos do governo recém eleito em relação ao reajuste do mínimo regional.
Estarão presentes seis centrais, mais sindicatos e federações dos trabalhadores vinculados à Força Sindical.
“O mínimo regional compete ao governo estadual decidir e depende da boa vontade do governador, afinal é o Executivo que tem essa tarefa de estabelecer o piso. Como o percentual de 1,3% foi criado no governo Olívio, esperamos recuperar a defasagem que sofreu em relação ao salário mínimo nacional”, afirma o presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos, Clàudio Janta.
A plenária parte do panorama das constantes perdas salariais do trabalhador desde o governo Germano Rigotto (PMDB), continuando no governo Yeda Crusius (PSDB).
Dentre os objetivos da luta por melhor mínimo regional, está garantir que volte o reajuste de 1,3% do piso estadual sobre o piso nacional, o que foi acordado no governo de Olívio Dutra (PT), mas que não vem sendo cumprido.
A defasagem do mínimo regional, comparado com o salário mínimo nacional, está atualmente ultrapassando os 20%. A plenária acontece na sede da Força Sindical-RS (avenida Cristóvão Colombo, 203), a partir das 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário