quarta-feira, 30 de março de 2011

20 anos da Força Sindical Força Sindical recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Pelotas


Janta recebe homenagem em Pelotas
A Força Sindical recebeu mais uma homenagem pelos 20 anos completados no início de março. Dessa vez, a apreciação foi recebida pelo presidente Clàudio Janta em Pelotas, durante ato proposto pelo vereador Zequinha dos Trabalhadores Aposentados (PDT). Janta também recebeu cumprimentos pelo apoio e parceria em decorrência dos 78 anos do Secpel(Sindicato dos Comerciários de Pelotas) na Câmara de Vereadores do município.

Pelotas faz parte da região Sul do Rio Grande do Sul. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327.778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do Estado. Na história econômica, destacou-se a produção do charque que era enviado para todo o Brasil, e fez a riqueza de Pelotas em tempos passados. Daí se originou a arquitetura e a riqueza cultural que até hoje colocam em destaque o município.

A cidade conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, três teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo.

Em Pelotas é realizada todos os anos a tradicional Fenadoce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa.

Na economia, a vocação econômica de hoje é o agronegócio e o comércio. No setor primário, a região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do país, além de produzir outros produtos como aspargo, pepino, figo e morango. O município também é grande produtor de arroz e rebanho bovino de corte. Pelotas possui a maior produção de leite do Estado.

No setor secundário, há a presença de indústrias ligadas ao setor de agronegócios, têxtil, curtimento de couro e panificação. Reflorestamento para produção de papel e celulose tem sido uma atividade econômica emergente em toda a região.

No setor terciário, o município é grande centro comercial na região, atraindo compradores de toda a região para as suas galerias e lojas localizadas no calçadão e bairros.


Em seu discurso de agradecimento, o presidente Janta destacou as bandeiras de lutas da Força Sindical, tendo a qualificação profissional como grande desafio, além da realização da Copa do Mundo no Brasil, o polo petroquímico e o que representa empreedimentos como a Aracruz. "Esses são os desafios do movimento sindical e eu tenho a honra de estar ao lado de grandes lideranças locais. Muito obrigado e muita força para a Câmara de Vereadores de Pelotas", afirmou, sendo aplaudido pelos presentes no plenário.

O vereador Zequinha, na homenagem à Força e ao Secpel, afirmou que as duas entidades são fundamentais para a classe. "Dedico esta homenagem ao Secpel pelos seus 78 anos, aos diretores pela sua participação que fortalece a cada dia nossas lutas. Os resultados são muito positivos. Vida longa aos comerciários e a toda a diretoria do Secpel", comemorou.

Segundo Zequinha, os projetos da Força Sindical são muito importantes para todos trabalhadores do município. "Cumprimento a central pela luta que realiza um trabalho com tanta maestria aqui para nosso Estado. Parabéns Força Sindical", bradou, realizando um relato da história da central e das atividades realizadas nos 20 anos de existência.

O sindicalista do Secpel José Luis Porto Ferreira, que é colaborador e também apoiado pela Força Sindical no município, ressaltou que a central incetiva o reforço de lutas. "Nossa principal bandeira é a redução da jornada de trabalho. Devemos retomar a campanha pelo domingo não e também não ao trabalho aos feriados", disse. Ele falou em nome de toda a diretoria do Secpel.


Entre os presentes na solenidade, estavam representantes do Sindec/Poa, Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Pelotas, Sindicato dos Metalúrgicos de Pelotas, Sindicato dos Vigilantes de Pelotas e Rio Grande, Federação dos Vigilantes do RS, Sindicato do Asseio e Conservação, Fetracos e Conselho Municipal de Saúde.

Dentre os políticos presentes, se destacaram o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) e o deputado estadual Catarina Paladini (PSB).


Em Pelotas, são filiados à Força Sindical ainda o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Químicas e Farmacêuticas de Pelotas, Sindicato Profissional dos Vigilantes, Empregados de Segurança e Vigilância e dos Trabalhadores em Serviços de Segurança Pessoal e Afins de Pelotas e Região, Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Formação e de Orientação Profissional de Pelotas, Colônia de Pescadores Z-3 Pelotas.


Com informações da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário