quinta-feira, 24 de março de 2011

Faixa de Fronteira Abertura oficial do 3º Seminário movimenta Uruguaiana


Lélio, José Antônio, Mello, Janta e Frederico Antunes
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, comandou a abertura oficial do 3º Seminário sobre a Faixa de Fronteira em Uruguaiana na manhã desta quinta-feira. Janta destacou a presença do representante do gabinete do vice-governador, Beto Grill, José Antônio Adamoli, e dos vereadores dos demais municípios da Fronteira. Compôs a mesa ainda o deputado estadual Frederico Antunes e o presidente da Força Verde, Lélio Facão, além do presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Ronnie Mello.

"É um orgulho organizar esse evento em parceria com a Assembleia Legislativa do RS e quero agradecer o governo estadual por se fazer presente", disse.

Janta disse que o evento pretende pensar a Fronteira de maneira que possibilite o desenvolvimento da região. E que a central continuará buscando saídas na ALRS, no Congresso, nos ministérios para que a faixa de exclusão deixa de prejudicar o povo da região.

"Agradecemos os vereadores de São Borja, São Gabriel, Sant´Anna do Livramento que vieram discutir e compartilhar conhecimentos", disse.

Lélio Falcão também agradeceu a disponibilidade do Legislativo uruguaianense e a continuidade do evento. Ele destacou os 20 anos do Tratado do Mercosul e disse que os avanços serão visíveis quando a Fronteira atingir o patamar de desenvolvimento que merece.

"A Faixa de Fronteira e sua legislação indicam um arcaísmo do tempo em que tínhamos medo de sermos invadidos por inimigos", comparou.

Lélio destacou ainda o nível do seminário, que conta com uma audiência pública com a aprovação de cinco comissões da ALRS. Além disso, ressaltou a presença esse ano na audiência do presidente da Assembleia, Adão Villaverde, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

O presidente do Legislativo de Uruguaiana, Ronnie Mello, destacou a alegria de receber o seminário e se colocou à disposição para receber sempre que precisar o evento.

O representante do vice-governandor, José Antônio, saudou Janta pela perseverança e empenho em realizar o evento, que é importante para o Rio Grande do Sul e Brasil.

"Trago a mensagem de apoio, valorização e acolhimento ao evento do vice Beto Grill", afirmou.

Em sua fala, destacou a realidade de conhecimento geral e comum de que o RS desenvolveu o Norte e tem sua metade Sul com dificuldades.

"Para solucionar essa questão, teremos uma relação forte com o governo federal no programa das Mesorregiões, nos territórios de cidadania e o programa Faixa de Fronteira", indicou, falando ainda que é impressionante o volume populacional que a região vem perdendo nos anos.

O deputado estadual Frederico Antunes disse que a Força Sindical-RS se destaca pelas grandes lutas que encampa pelo Estado e que o debate demonstra capacidade de apresentar reivindicações com fundamento.

"Estamos amadurecendo aqui a forma de apresentar nossos pleitos, sendo certeiros e objetivos", disse.

Dentre os temas a serem debatidos, o deputado destacou a questão do arroz e questões energéticas da usina de energia limpa e os parques eólicos na Fronteira.

"Somos defensores dos interesses da nossa região", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário