sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Voto feminino completa 80 anos nesta sexta


Dia histórico para o Brasil, pois, a partir daquele momento, as mulheres ganharam direito de voto, através do Código Eleitoral Provisório.


Faz somente 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.



Hoje, as mulheres representam a maioria dos eleitores no país. E, pela primeira vez na história, o Brasil tem uma voz feminina na Presidência da República - Dilma Rousseff. No entanto, a grande maioria dos cargos públicos eletivos ainda é ocupada por homens.

Esse é um direito extremamente importante que todos nós temos, mulheres e homens, mas que tem sido tratado com pouca relevância, por muitos (independente do gênero) nas eleições.

Que as pessoas tenham mais consciência do valor do voto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário