segunda-feira, 23 de abril de 2012

Audiência pública discutirá a desindustrialização da economia brasileira

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará nesta terça-feira (24) audiência pública sobre a desindustrialização. A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 12.

O debate foi proposto pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). Segundo ele, a discussão é necessária em razão do processo de desindustrialização pelo qual passam vários setores da indústria brasileira.


Com o  objetivo foi chamar a atenção do governo e alertar a sociedade para o problema da desindustrialização, diversos estados realizaram o ato contra a desindustrializaçãodiminui a produção, fechando empresas e gerando desemprego em vários setores da economia.

O movimento foi convocado em conjunto por entidades trabalhistas e patronais – Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Os manifestantes cobraram do governo federal redução dos juros, mudança na política cambial e o fim da guerra fiscal entre os estados.

Desindustrialização é um processo de mudança social e econômica causada pela eliminação ou redução da capacidade industrial ou atividade em um país ou região, especialmente a indústria pesada ou indústria transformadora. É o oposto de industrialização.

Foram convidados para a audiência:
- um representante do Ministério da Fazenda;
- um representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
- o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann;
- o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade;
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Eduardo Torres;
- o presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, Cláudio Camargo;
- o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário