terça-feira, 3 de abril de 2012

Trabalhadores são os principais beneficiados com o novo ponto eletrônico

As novas regras do ponto eletrônico é mais uma conquista dos trabalhadores que nós, sindicalistas, comemoramos. 

O Ministério do Trabalho confirmou que o novo sistema de ponto eletrônico entrou em vigor na segunda-feira, dia 02, em todo o País. A portaria 1.510 de agosto de 2009 prevê a obrigatoriedade da emissão de comprovante de registro para empresas com mais de dez funcionários. Os equipamentos permitem a emissão de comprovantes de entrada, saída e intervalos de trabalho. 

Os trabalhadores são os principais beneficiados com a regra. No modelo atual, muitos funcionários batem o ponto e o controle fica a critério da empresa. Agora, diariamente, é possível levar um comprovante para casa e controlar as próprias horas extras e adicionais noturnos. 

Com esse novo sistema, alguns representantes da indústria e do comércio estão descontentes, pois alegam aumento de burocracia e elevação de custos.

A única explicação para a maioria das empresas que se dizem contrárias ao novo ponto eletrônico deve ser a possibilidade de “burlar” o sistema e o pagamento de horas extras. Se a empresa paga tudo direitinho, não há motivos para temer a implantação do novo ponto eletrônico. 

Tudo o que dá mais acesso e informação e que venha ao encontro dos direitos dos trabalhadores, deve ser comemorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário