quinta-feira, 12 de julho de 2012

Autoridades celebram a história dos Comerciários de Porto Alegre

Em uma noite de muitas emoções, diretoria, colaboradores, autoridades e amigos comemoraram os 80 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. A festa, que ocorreu na Sogipa, reuniu lideranças sindicais, políticas e populares como o prefeito José Fortunati, a deputada estadual Juliana Brizola,  o ex-governador Alceu Collares e o ex-prefeito José Fogaça. O destaque do evento foi a presença do Ministro do Trabalho Brizola Neto.

Em 80 anos, muita coisa mudou, um exemplo é perceptível na evolução tecnológica. Assim também evoluíram nossas lutas, percebemos que avançamos muito, mas ainda faltam várias causas para enfrentarmos, como o trabalho escravo e a exploração dos menores, que ainda persistem nesse país.


Entrega do Troféu Semear ao Ministro do Trabalho Brizola Neto

Entrega do Troféu Semear ao seu Ary Castro

Ernesto Che Guevara sempre disse uma frase que eu concordo plenamente: Há que endurecer sempre, mas sem nunca perder a ternura. E assim que devemos insistir nas nossas causas.

Lutamos também pela regulamentação da nossa profissão, que é a mais antiga do mundo. Desde que o mundo é mundo se vende, se comercializa, e a nossa profissão ainda não foi regulamentada, ainda é tratada como uma profissão inexistente no mercado de trabalho.

Estamos avançando esse sindicato para que ocorram melhorias na sociedade como um todo, para que não sejam tirados os direitos das crianças aprenderem uma profissão, terem um futuro e não ficarem entregue à marginalidade. Para isso só tem uma saída, e todos nós dirigentes sindicais temos que exigir dos governantes, que é a Escola de Turno Integral.

Parabéns ao Sindec e a todas as pessoas que contribuem para esse sindicato existir, conquistar e avançar, não só no patrimônio físico, mas no patrimônio moral na luta dos direitos dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário