segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Comerciários de Porto Alegre mobilizam-se contra chantagem patronal

Na manhã desta segunda-feira, 17, nos mobilizamos na luta pelo aumento salarial da categoria comerciária lojista de Porto Alegre. Mostramos a nossa indignação pois é um absurdo vermos o volume de vendas nas lojas, não só nesse período de natal, mas durante o ano inteiro e agora a categoria é chantageada pelos lojistas, que vinculam o aumento à abertura do comércio no feriado e aos domingos, sem dar um prêmio, sem reconhecer a luta histórica dos comerciários. 

Os índices publicados durante a última semana, revelam que a inadimplência do consumidor foi abaixo do esperado. Todos os institutos preveêm um crescimento e um acréscimo nas vendas. Mas mesmo assim, a oferta dos donos de estabelecimentos representaria somente 1,5% de aumento real e a classe precisa de, no mínimo, 2%. Os lojistas querem que o funcionário abra mão dos feriados e domingos, com possibilidade de recuperação das horas trabalhadas até agosto. Isso é um absurdo. Como que a pessoa vai lembrar até lá?.



A Capital deveria seguir o exemplo de cidades do interior, que concederam reajuste de 8%, sem abertura das lojas nos domingos e feriados, como no caso de Canoas. 

A proposta de abertura do comércio no feriado e no domingo obriga os comerciários a irem às ruas, obriga a direção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre a orientar a categoria a cruzar os braços ainda nesse mês de dezembro, provando que o fim do mundo para os comerciários de Porto Alegre será o início de uma nova era de lutas e conquistas. 

Encerrando o ato na Esquina Democrática, os líderes garantiram que a batalha dos comerciários está apenas no início.


A próxima mobilização acontece amanhã, terça-feira, com concentração a partir das 10h, no Viaduto da Conceição. O trajeto deve seguir pela rua Voluntários da Pátria, até o Mercado Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário