Estive hoje na TV Assembleia, para participação do programa Democracia. Ao lado do advogado trabalhista Paulo Klump e do Procurador do Trabalho Rogério Fleischmann, debatemos as novas regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tornam mais rígido o processo de criação de sindicatos no Brasil, com base nas Portarias 2/2013 e 326/2013.
Como presidente da Força Sindical no Estado, observei que as medidas contemplam reivindicações das centrais e fortalecem movimento sindical, à medida que bloqueiam irregularidades, lapidando representação das categorias no nosso país. Assim, são previstos sindicatos mais estruturados e atuantes junto à categoria e é inibinda a criação dos "sindicatos de gaveta".
Na oportunidade, observamos que estas medidas ainda são básicas e devem avançar mais, orientando para práticas dentro dos sindicatos que dialoguem mais com a categoria. A atuação do sindicato não deve se resumir à negociação do aumento salarial, mas de uma série de outros benefícios, como a conquista do PLR junto às empresas e a reivindicação das prerrogativas do Trabalho Decente, sendo instrumento de luta por mais Saúde, Educação, Transporte, Segurança e demais serviços que atendam e contribuam no dia a dia dos trabalhadores representados.
Convidados: Paulo Klump, Rogério Fleischmann e Clàudio Janta |
No ar:
Data: 15/3 (amanhã)
Horário: 23h
Canal: 16 (TV Assembleia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário