terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia de São Jorge

Dia 23 de abril celebramos o Dia de São Jorge. De acordo com a tradição, São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano e venerado como mártir cristão. Na religião, é um dos santos mais venerados do catolicismo, inclusive nas Igrejas Ortodoxas e Anglicanas, e também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, na forma de Ogum.

São Jorge foi imortalizado pelo conto em que mata o dragão e é considerado como um dos mais proeminentes santos militares. Sua memória é celebrada também no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele em Israel, onde se encontram suas relíquias.

Eu andarei vestido e armado com as armas de Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos, não me vejam; e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário