quarta-feira, 19 de junho de 2013

Palestra na Faculdade São Judas Tadeu

Na noite da última terça-feira (18) dei uma palestra sobre a CUTHAB na Faculdade São Judas Tadeu para os alunos do curso de Administração. A atividade integrou a disciplina de gestão pública ministrada pela professora Luciana Oliveira.

Como integrante da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação, expliquei a dinâmica de trabalho e as principais demandas que chegam à câmara.

Escolhi integrar a Cuthab porque temos muitos desafios pela frente. Temos mais de 700 ocupações em Porto Alegre e ainda precisamos avançar buscando dignidade para muitas famílias. Presenciei muitos casos em que as pessoas sequer têm água encanada ou condições básicas de sobrevivência. É uma triste realidade que acontece na nossa cidade.

Atualmente as questões mais presentes e discutidas na Cuthab são referentes à ocupação de terras. Nesta gestão, a Comissão pretende fazer um projeto de lei geral para orientar nessas questões.

É um trabalho muito difícil, existem processos que se arrastam já por vinte anos. Teria que existir uma política nacional, porque o governo federal é que detém 62% de todo imposto pago, apenas 14% vai para o município, que é o responsável, por educação, saúde, habitação, e uma série de coisas, só que o dinheiro está lá em Brasília, é lá que deveria se desenvolver políticas, é lá que tem que se fazer um pacto federativo, então nós temos que começar a exigir.

 Ao final da atividade recebi um certificado da Professora Luciana que agradeceu a participação e contribuição ao curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário