sábado, 16 de maio de 2015

1º Ciclo de Cursos de Formação Política

Nos dias 14 e 15 de maio tivemos o privilégio de receber no Rio Grande do Sul o 1º Ciclo de Cursos de Formação Política, realizado pela Fundação 1º de Maio, com uma série de atividades voltadas à qualificação das lideranças do nosso partido, o Solidariedade. O evento aconteceu na colônia de férias do Sindicato dos Comerciários de Canoas, em Capão da Canoa, reunindo solidários de todo o estado.


Fizemos as honras da casa na abertura do evento comemorando uma grande vitória, que foi a aprovação da regra 85/95 na Câmara Federal, que deve derrubar o Fator Previdenciário, que tanto prejudica as aposentadorias dos brasileiros. Isso só foi possível com muitos anos de luta no movimento sindical e com representação política dos trabalhadores, portanto, é uma grande vitória para o Solidariedade.


Os paineis e debates seguiram com base no programa operacional do Solidariedade, diretrizes programáticas e nas nossas principais bandeiras. Uma delas, talvez a maior de todas, é o trabalho, para o qual temos como bandeiras estruturantes a garantia e ampliação dos direitos trabalhistas, com promoção do aumento do salário e da renda, que é fonte de desenvolvimento econômico; a eliminação do trabalho análogo à escravidão, que ainda existe, e das discriminações no ambiente de trabalho; e a redução da jornada de trabalho, que é mais necessária do que nunca, afinal, o trabalhador não dedica apenas 40 horas da sua semana à atividade laboral, mas muito mais que isso. Um exemplo é o tempo gasto no trânsito todos os dias para chegar ao local de trabalho, que não é mais problema exclusivo das grandes cidades. Reduzir jornada sem reduzir salário é salutar para o trabalhador e benéfico para a produtividade.

Com o presidente estadual do Solidariedade-SP, David Martins de Carvalho

A programação contou ainda com cursos de direito e história política, comunicação, formação de líderes, marketing político e oratória. As lideranças do Solidariedade tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar ideias e debater a execução do programa do partido através da construção diária de políticas que contemplem as diretrizes e objetivos partidários.


Outras experiências enriquecedoras que tivemos a oportunidade de levar às nossas lideranças foram as dinâmicas de oratória, com avaliação de vídeo, e a atividade de composição de projetos inovadores alinhados às nossas bandeiras de luta com a troca de lugar entre assessores e vereadores.


Como presidente estadual do Solidariedade, fico imensamente feliz de podermos ter proporcionado, através da Fundação 1º de Maio, essa oportunidade de aprendizado e aprimoramento para os quadros do nosso partido, além do crescimento coletivo que tivemos juntos, enquanto partido, colegas e agentes políticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário