quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de maio

O dia de hoje é carregado de significado,  de importância histórica e também de crença e de fé. Comemoramos hoje a abolição da escravatura, com a assinatura da Lei Áurea, neste mesmo dia, no ano de 1888. Um passo considerado tardio, afinal, o Brasil foi um dos últimos países a extinguir a escravidão, mais de 80 anos depois dos primeiros abolucionistas, mas ainda assim, um marco histórico a ser celebrado e tomado como ponto de partida de uma luta por igualdade e justiça social que perdura até os dias atuais.


No dia de hoje também celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima e os 98 anos de aparição da santa aos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta, na região da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.


No 13 de maio os religiosos de matriz africana também celebram a sua fé comemorando o Dia dos Pretos Velhos. De acordo com a crença, apesar de toda a história de dor, injustiça e sofrimento enfrentado pelos negros no Brasil, alcançaram a evolução espiritual após a morte, acolhidos por Zambi e Oxalá na Aruanda e hoje em dia baixam nos terreiros, trazendo paz, sabedoria e ensinando a importância do amor ao próximo, da humildade e da caridade.

A data está presente no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, através de um projeto do nosso gabinete. Uma homenagem a religião umbandista e a todos os negros no município de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário