terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia de Nossa Senhora do Caravaggio

A história da Santa tem início no município italiano de Caravaggio, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432. Joaneta Varoli, uma camponesa de 32 anos, sofria com os maus tratos do marido, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Entre lágrimas e orações, enquanto colhia o pasto, Joaneta avistou uma senhora que, na sua descrição, parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem, anunciando-se como “Nossa Senhora”, pedindo fé,oração e a construção de uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.

A devoção à Santa acompanhou os imigrantes italianos. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que encontra-se no altar do Santuário Diocesano, em Farroupilha, foi fabricada em Caxias do Sul no ano de 1885 e carregada a pé pelos imigrantes de Caxias para ser colocada no altar da nova igreja. 

Nesta terça-feira são esperadas ao menos 40 mil pessoas no local para manifestar sua fé e devoção à Santa. Até o domingo, 90 mil romeiros passaram por Caravaggio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário