terça-feira, 19 de abril de 2016

19 de abril - Dia de Santo Expedito e Dia do Índio

No dia de hoje celebramos duas datas marcantes para o nosso país: o dia de Santo Expedito, um dos santos mais populares da igreja, representado também em religiões de matriz africana, como a Umbanda, e o Dia do Índio. 


Escolhido como data para se comemorar a cultura indígena, o dia 19 de abril também tem como objetivo conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas. 

Segundo o IBGE, a população indígena do Brasil, que era de mais de 5 milhões na época do descobrimento, chegou a apenas 200 mil na década de 60. Hoje, o instituto estima que estes povos estejam voltando à marca de um milhão.

Infelizmente, os nossos povos ancestrais não têm muito a comemorar, a mercê do desmatamento, exploração e da demora na demarcação de terras. Além disso, também há problemas na adaptação dos indígenas fora de suas comunidades, como dificuldade de adaptação em instituições de ensino e de acesso ao mercado de trabalho.

Políticas que contemplem o respeito à cultura, às reservas e, ao mesmo tempo, levem dignidade e cidadania para os indígenas continuam sendo fundamentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário