segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Na tribuna: Demhab ocupado, direitos ameaçados

Hoje recebemos na tribuna popular nossa líder e conselheira do Orçamento Participativo Laura Elisa Machado, que falou em nome dos demais conselheiros sobre uma situação que preocupa a todas as comunidades: a invasão da sede do Demhab, nosso Departamento Municipal de Habitação.

Apesar da morosidade de regularização e assentamento das famílias, nada justifica o que está ocorrendo agora. Fui membro da Cuthab, comissão da Câmara dedicada a discutir urbanização e, semanalmente, recebíamos membros de vilas e ocupações de toda a cidade para dialogar e avançar nas suas questões de moradia. Essas pessoas, agora, vão ficar sem poder acessar os seus direitos, muitos sem conseguir receber o aluguel social, em função da paralisação das atividades no órgão. E se acontece um incêndio como na Vila Liberdade?

É legítima a preocupação dos Conselheiros do OP, porque o Orçamento Participativo à cidade de Porto Alegre, ao povo. Não pertence a nenhum partido, prefeito e o que precisamos é de diálogo, de participação popular, não de invasão espontânea de quem não ocupa o que deveria, que são os espaços de discussão. O OP é um case, um exemplo, que tem que ter respeitadas as suas assembleias, suas demandas, suas decisões. Cadê a coragem de cobrar de quem realmente é responsável? Que ocupem a prefeitura, mas reforçarmos o apelo pela desocupação do Demhab.



Nenhum comentário:

Postar um comentário