quinta-feira, 13 de abril de 2017

Dica Cultural: Procissão do Morro da Cruz

Neste feriado acontece o tradicional espetáculo cênico da Via Crucis, no Morro da Cruz! A procissão inicia às 14h30 desta sexta-feira, 14, no Santuário São José do Murialdo, no bairro Partenon.

O espetáculo é um projeto multicultural que narra os últimos dias da vida de Jesus de Nazaré. É seguido de uma procissão que percorre 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz. O elenco é composto por 40 artistas profissionais de teatro, dança, circo, cenotécnicos e mais de 100 figurantes da comunidade do Morro da Cruz.

Neste ano, há uma homenagem especial aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, interpretada por Ângela Aita. Outro santo que também transitará pela procissão é São Francisco de Assis, que aparece durante a Benção da Macela, interpretado pelo ator Diego Acauan.

Com temática ambiental, a atividade reforça neste ano que somos todos responsáveis pelos destinos do Planeta Terra. Também haverá a participação de monges franciscanos, crianças e até "cover" do Papa Francisco, interpretado pelo morador Jorge Jacoby.

Informações da Prefeitura de Porto Alegre:

A Paixão de Cristo

Quando: Sexta-feira Santa
Horário: 14h30
Local: Morro da Cruz - Bairro Partenon
Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março – Santuário São José de Murialdo.

Programação

14h30 - Mensagem da Paixão - Santuário São José de Murialdo
15h30 - Bênção da Macela e início da encenação
16h30 - Procissão - início da caminhada pela rua Santo Alfredo
18h - Crucificação/ressurreição - Alto do Morro

Trajeto 

A procissão parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, ali vira à direita seguindo pela rua Santo Alfredo até o topo do morro.

Trânsito 

No dia do evento, a rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da avenida Bento Gonçalves) e a linha 344 - Santa Maria - a partir das 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e, no sentido bairro-Centro, pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da Rua 1º de Março para cima.

Segurança 

Além da Brigada Militar, há segurança particular que vigia os equipamentos (palcos e camarins) e faz o cordão de isolamento das cenas de rua.

Transporte 

Ônibus Santa Maria - Linha 344 - ponto final Centro, na avenida Salgado Filho, 122.
Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves - descer na Estação Cristiano Fischer. Mais opções de transporte para a região: T-9 - ponto final na rua Albion, em frente à Carris. T-2, T-4 e T-11 passam pela confluência da avenida Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.

Foto: Joel Vargas/PMPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário