Sobre Clàudio Janta

Clàudio Janta é vereador em Porto Alegre, o 8º mais bem votado entre os 36 eleitos, com 10.675 votos, reconhecido como um dos mais atuantes no exercício do mandato, com vários projetos importantes aprovados. É líder sindical destacado no estado e no país, presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul, e também dirigente nacional da Central. É também secretário-geral do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, o maior sindicato do estado. Em ambas as entidades, encontra-se licenciado para concorrer às eleições. 

Ao longo de sua vida, Janta manteve uma trajetória de lutas, que começa nas mobilizações estudantis secundaristas, nas grandes greves de trabalhadores nos anos oitenta, na luta pelas “Diretas Já”, depois no “Fora Collor”. Na condição de líder sindical, comandou as grandes mobilizações regionais e nacionais pela valorização do Salário Mínimo, redução de impostos e geração de empregos, aumento real de salários e melhoria das condições de trabalho. Atualmente, é um dos mais importantes líderes sindicais do Brasil, ao lado dos grandes dirigente do centro do país.


Janta também tem uma história de defesa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, alinhado à Agenda 2020 e outras formas de pensar e promover a economia e o emprego no estado. Tem compromisso construído por meio de seminários e iniciativas concretas, que inclui os encontros regionais como o Faixa de Fronteira e o Bioma Pampa. Recentemente, somou-se à luta em defesa da indústria nacional, e contra a desindustrialização do país, liderando os trabalhadores gaúchos em grandes mobilização em Porto Alegre,em São Paulo e Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário